quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Boa tarde, como prometido, estamos superando mais e  mais as dificuldades da falta de tempo nas postagens. (:

    Através da leitura do livro: "Pesquisas sobre Cognição, Afetividade e moralidade" - Estudos segundo o referencial teórico de Jean Piaget de Claudio Broetto Rossetti e Antônio Carlos Ortega e do texto "O jogo como recurso pedagógico no contexto educacional" retirado do "Programa de Apoio à Produção de Material Didático" de José Milton de Lima, São Paulo 2008, decidimos fazer uma sucinta mas não menos importante abordagem da importância do jogo no processo de aprendizagem dos alunos.
       Em um processo de reflexão - ação - reflexão, o jogo se torna a ferramente de ação, onde o indivíduo tem a oportunidade de externar o conhecimento adquirido na reflexão através da vivência do brincar, do jogar e posteriormente de forma autônoma, retomar a fase de reflexão na correção de movimentos incompletos e aprimoramento daqueles que obteve êxito.
     Professores de maneira geral, mas principalmente aqueles que optaram pela educação física, devem estar sempre buscando maneiras de envolver os alunos nas atividades da melhor maneira possível, mantendo o foco e amplificando o aprendizado.
    Com a expansão das novas tecnologias, a gama de possibilidades se tornou bastante extensa.A pesquisa feita com seriedade e bom discernimento bibliográfico, aliado a boa e velha imaginação e criatividade,faz com que todo esse conjunto de elementos se torne mais uma questão de querer do que poder na busca por conhecimento e consequentemente aprimoramento profissional na realização de aulas dinâmicas, lúdicas sem a perda da qualidade e muito menos dos objetivos pedagógicos.
      

sábado, 1 de novembro de 2014

Semana de Ciência e Tecnologia PUC Goiás

Boa tarde pessoal, pedimos desculpas pela demora nas postagens desta semana.

     Essa foi uma semana especial e riquíssima no universo acadêmico ocorrendo nos dias 28 a 31 a Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás promovendo debates, discussões, mostras de pesquisas e trabalhos científicos e não menos importante, inaugurando parcialmente o  mais novo Centro de Convenções instalado no Câmpus II - Jardim Mariliza.
    Fomos gratificados com a participação não só como ouvintes mas como expositores, divulgando nosso trabalho, representando a Educação Física no meio científico e contribuindo na excelência do evento.
     A experiencia foi bastante proveitosa à todos os envolvidos e serviu como parâmetro para o tão sonhado ENALIC que está por vir.

Deixamos aqui o nosso agradecimento a PUC-GO pela oportunidade.
Mais informações:
http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/semana-ciencia-tecnologia-2014/


Pelo Hall, pode-se ter uma ideia de como é o novo Centro de Convenções.
José Aparecido à direita, Fábio Barbosa e Lucas Maia à esquerda





Espaço destinado à exposição dos trabalhos 
Cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos

Pudemos contar com a presença do ilustríssimo Reitor Wolmir Amado durante todo o evento assim como na cerimônia de encerramento. 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

O esporte no desenvolver infantil

O brincar para a criança se torna fundamental na construção da subjetividade, suas relações de compreensão e inserção em um meio, assim como contribuir com a cultura corporal, torna-se uma ferramenta importante no leque de opções do professor, cabendo a este orientar e direcionar o trabalho de forma a explorar ainda mais as possibilidades do imaginar infantil, trazendo elementos da realidade que podem ser incorporados ao desenvolvimento do aluno, modificando significados existentes nos objetos de forma a atrair a atenção da criança para o universo que se cria dentro da brincadeira.
Analisando o Mini-Hand por esta vertente, a proposta de redução da realidade do desporto profissional ao nível infanto-juvenil com uma prática mais lúdica, aconchegante e inclusiva, permitir ao praticante no seu universo pessoal, fazer daquela vivência algo mágico e único.

Buscar a união da turma por meio de uma prática esportiva em comum que não só fortaleça, mas reconstrua suas relações com os demais que ali estão, abraçando a dificuldade do próximo em uma progressão contínua e solidária na trajetória escolar e quem sabe até na vida.

sábado, 27 de setembro de 2014

 
(FOTO: http://enalic2014.com.br/)



Por Jose Aparecido
Goiânia, GO

BOLSISTAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA PUC-GOIÁS TEM TRABALHO APROVADO EM EVENTO NACIONAL QUE ACONTECERÁ EM NATAL, RN


Os alunos da PUC Goiás, Jose Aparecido Alves de Oliveira Junior, Lucas Machado Maia, Francisco Alves Scolaro e Fabio Barbosa do curso de Educação Física, tiveram um trabalho aceito no V Encontro Nacional das Licenciaturas e IV Seminário Nacional do PIBID, que acontece de 08 a 12 de dezembro, em Natal/RN. Os eventos citados e tem grande relevância na área da educação, esse ano, deve reunir mais de sete mil profissionais para discutir diversos temas que envolvem a educação e formação docente.                                                                                                                                O trabalho aprovado tem como título " O Mini-Hand: Além do movimento corporal.” foi desenvolvido a partir do projeto Mini-Hand, em andamento em uma escola de tempo integral do município de Goiânia, sendo o ponto de partida para a observação e concretização por meio da prática desportiva  nas crianças envolvidas de conceitos de cidadania, o desenvolvimento da coletividade, da cooperação, respeito, disciplina e outros conceitos que auxiliam no desenvolvimento do indivíduo que pode ser oferecido através do esporte.

domingo, 7 de setembro de 2014






Increva-se no site: http://anpedco.verkn.com.br/


* ( O Bolsista do PIBID interessado em participar do evento terá sua inscrição custeada pelo programa, mais informações com seu coordenador).

XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste

O Programa de Pós-Graduação em Educação e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás–PUC Goiás e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (Forpred Centro-Oeste), realizam o XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-oeste – Reunião Científica Regional da ANPED. O evento ocorrerá de 19 a 22 de outubro de 2014, no campus II da PUC Goiás, em Goiânia – Goiás, com o tema central “Pós-Graduação e Pesquisa em Educação: contradições e desafios para a transformação social”.
Da Área da Educação na Capes, fazem parte do Forpred Centro-Oeste 18 Programas de Pós-Graduação, assim distribuídos: 2 no Distrito Federal, 4 em Goiás, 3 em Mato Grosso, 6 em Mato Grosso do Sul, 3 Minas Gerais.
Compreendendo a educação como integrada ao processo de transformação social e sujeita a contradições e desafios pedagógicos implicados por questões e problemas de natureza histórica, social, política e ética que afetam as finalidades educativas e o papel da escola, a partir do tema central, o evento visa se constituir como espaço para a divulgação dos estudos e pesquisas originados nos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste. Nesse espaço, espera-se proporcionar a interlocução crítica e o debate propositivo sobre essas questões e problemas, de forma articulada ao cenário social amplo, no país e internacionalmente, resultando em contribuições para impulsionar a produção de conhecimento em educação na Região Centro-Oeste.
Para assegurar seu objetivo, o evento conta com a infraestrutura da PUC Goiás, totalmente adequada à realização de eventos científicos e acadêmicos, em excelentes condições de conforto, segurança, acessibilidade. Além de aproveitar o conteúdo do evento, os participantes poderão contar também com oportunidades de desfrutar dos encantos da cultura goiana, das belezas naturais do estado e da acolhida afetuosa de seu povo.
A comissão organizadora local e os integrantes do Forpred Centro-Oeste esperam contar com a expressiva participação de pesquisadores docentes, discentes dos Programas de Pós-Graduação da Região Centro-Oeste e também dos em geral professores, principalmente os da educação básica.
Em nome da Comissão organizadora, Bem Vindos todos os participantes!!!
Raquel A. Marra da Madeira Freitas – PPGE PUC Goiás
Coordenadora do Forpred Centro-Oeste
Coordenadora da Comissão Organizadora Local
Aldimar Jacinto Duarte – PPGE PUC Goiás
Coordenador da Comissão Organizadora Local
Secretaria do Evento:
1ª Avenida esq. com Av. Universitária, Qd 88, nº 904, Área III, Bloco D, 3º andar, Setor Universitário, Goiânia – GO. CEP 74605-010 – Caixa Postal 86
E-mail: anpedco2014@gmail.com

domingo, 31 de agosto de 2014



. O projeto Mini-Hand implantado na Escola Municipal de Tempo Integral Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, sendo esta, campo de estágio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), apoiados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Sendo os idealizadores do mesmo: quatro bolsistas, um coordenador e um supervisor, inscritos no subprojeto do curso de Licenciatura em Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A efetivação deste projeto no espaço escolar, vem em consonância com a proposta do PIBID, que é a de estimular e fomentar a prática da docência, práticas estas, que poderão incrementar as ações educativas na escola significando e ressignificando a Educação Física Escolar, tanto para os professores, bolsistas e alunos.

 

sábado, 30 de agosto de 2014


O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

Objetivos do Programa

  • Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
  • contribuir para a valorização do magistério;
  • elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;
  • inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
  • incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
  • contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.